ENEM

MEC identifica fonte de boato sobre Enem cancelado e avisa PF

A Polícia Federal investiga o caso de um usuário do Twitter que espalhou boatos de que o Enem 2012 foi cancelado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a informação é falsa e partiu do perfil chamado Chora Minha Nega (@gui_pangua), que se descreve como “Um cara que não tem o que fazer e fica o dia inteiro na internet”. Ele postou a primeira mensagem com a hashtag #Enem2012Cancelado às 10h08. A palavra-chave alcançou o 4.º lugar dos Trending Topics mundiais na manhã deste sábado, 3.

Às 12h04, @gui_pangua postou: “fui almoçar q quando volto sou foragido da pol. federal” (sic).

O Enem 2012 começa neste sábado, 3, para 5,7 milhões de estudantes de todo o País. Eles devem chegar aos locais de prova ao meio-dia, horário de Brasília. Os exames terão início às 13h. Hoje serão aplicadas 45 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza. O tempo de prova é de 4h30.

Neste domingo, 4, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e de matemática, além da redação. O exame deverá ser resolvido em 5h30.

O Enem será utilizado como critério de acesso para cerca de 90% das vagas das universidades federais, conforme anunciou ontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Participar do exame também é pré-requisito para ingresso no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para solicitar bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para fazer as provas e a redação e preencher o cartão de respostas, o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.

Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos.

Documentos

Para fazer as provas do Enem, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa obrigatoriamente levar documento de identificação original, com foto. Serão aceitos:

– Cédula de identidade ou RG, emitida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social;
– Certificado de Reservista;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação, com foto.

Em caso de perda do documento de identificação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova.

Eliminação

O candidato também deve ficar atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:

– Fazer qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
– Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
– Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame.

Caderno de questões

Somente os participantes que saírem da sala nos 30 minutos que antecederem o término das provas podem levar para casa seus cadernos de questões. Os três últimos presentes na sala só serão liberados juntos.

Fonte: Estadão

1 responder
  1. Vanessa Damasceno
    Vanessa Damasceno says:

    Lamentável ver situações como esta. Alguém que tenta de qualquer jeito fazer reboliços e acabar prejudicando os candidatos do Exame. Bom trabalho do MEC na identificação desta pessoa. Espero que todos tenham obtido sucesso na prova do ENEM.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *