UPE
,

UPE 2012: Comentários das provas

História: Sérgio Salles

Química: Alyson Medeiros

Sociologia: Professor André Pessoa

Física: Marcelo Alencar

Biologia: Professor Geruso Vieira

Geografia: Professor Germano Sobral

Filosofia: Professor André Pessoa

Matemática: Professor Marcone Sousa

Redação: Katilini Oliveira

Português: Luiz Antônio

Literatura: Professor Marcos de Andrade

Inglês: Renata Monteiro

Espanhol: Ritchelle

39 respostas
  1. Artur Buarque
    Artur Buarque says:

    Renata não falou dos erros no texto da questão 29, onde o autor coloca o substantivo na antes do adjetivo (1band rock’) e o uso inadequado da palavra ‘lead’ (verbo “to lead” = liderar) no lugar de ‘leader’ (líder).

    Responder
  2. Nívea Siqueira Melo
    Nívea Siqueira Melo says:

    Bem, nada contra o comentário acima da Professora Katilini Oliveira, mas cadê o tão aguardado comentário do meu espetacular professor Eduardo Pereira?Sensação de que ficou faltando algo…

    Responder
  3. Silmara Lima
    Silmara Lima says:

    Quanto aos gabaritos incorretos de matemática? Duas questões de matemática: uma do prisma e a outra de porcentagem. São decisivas na minha nota, gostaria de saber se estão erradas mesmo.

    Responder
  4. Silmara
    Silmara says:

    A nota de corte não é 20% da maior nota do seu curso? Como quem acerta apenas 1 questão de filosofia ou sociologia pode ficar tranquilo, tendo em vista que, com certeza, alguém fechou a prova? Como vocês podem ter tanta certeza?

    Responder
    • Colégio GGE
      Colégio GGE says:

      Vc tem razão, Silmara. Se ninguém fechar a prova, está livre do ponto de corte. Se alguém fechar, a coisa complica. Mas como a maior nota referência é de cada curso, então a probabilidade de que ninguém feche a prova aumenta.

      Responder
  5. Fabiana
    Fabiana says:

    Gostaria de saber se a equipe do colégio gge teria uma ideia de quanto será, mais ou menos, a nota máxima e mínima pra passar na UPE em medicina esse ano.
    Grata.

    Responder
  6. ESTER
    ESTER says:

    Gostaria de um posicionamento do pessoal do GGE, quem acertou 7,79% sem incluir a nota da redação é claro, tem chance de passar em medicina, de acordo com o grau de dificuldade das provas de física e quimica.

    Grata.

    Responder
  7. paulo
    paulo says:

    Gostaría de saber sobre esta nota de medicina, tem certeza que a menor nota foi 6,32? uma vez que o primeiro colocado tirou 9,16. Acho que 6,32 é o escore, e não a nota real como será usada esta ano.

    Responder
  8. Cláudio
    Cláudio says:

    Caríssimos, por favor, só um complemento acerca desse escore da UPE de 6,32 para medicina, ano passado. Na prática, isso significa aproximadamente que nota real, caso fosse avaliado pelos critérios atuais? Sei que é difícil, mas, em base de nota mesmo, qual a idéia que o GGE faz para esse ano?
    Obrigado, pessoal, vocês ajudam muito…

    Responder
    • Colégio GGE
      Colégio GGE says:

      Cláudio, com o fim do desvio padrão, existe uma tendência das médias aumentarem neste ano. Além do mais houve a mudança do tipo de questões, que teoricamente tornaria as provas mais fáceis. Neste caso, quem ficou com uma média próxima das menores médias do ano passado tem motivos para ficar preocupado. Boa sorte!

      Responder
  9. Cláudio
    Cláudio says:

    Esqueci de perguntar: Se a maior nota foi 9,16, como o colega afirmou acima, é possível saber qual foi a menor nota real do ano passado para medicina, sem que eu confunda com escore?
    Valeu, pessoal.

    Responder
    • Colégio GGE
      Colégio GGE says:

      Não, pois o desvio-padrão era uma verdadeira “caixa-preta” no vestibular da UPE até o ano passado. Eles nunca divulgaram as notas reais, e sim os scores finais levando em consideração o desvio padrão que podiam alterar em alguns décimos os scores finais, de acordo com o nível da prova.

      Responder
  10. ESTER
    ESTER says:

    Divulgado as maiores e menores nota do ENEM 2011 pude perceber que a maior média possível será 8,81 e que 7,6 corresponde relativamente 8,86 da maior média possível, diante desses dados pergunto qual seria a nota ideal para tentar uma vaga de medicina pelo ENEM?

    Responder
    • Colégio GGE
      Colégio GGE says:

      Olá Ester, a UPE só irá utilizar a nota do Enem a partir do próximo ano. De acordo com a menor média de Medicina do ano passado, a sua foi uma boa nota, mas não temos como avaliar precisamente, já que esse ano não terá o desvio padrão.

      Responder
  11. Júnior
    Júnior says:

    Calculei minha nota na UPE considerando os pesos das disciplinas. Considerei também que manterei esta média na redação e obtive 7,35. Acha que posso manter as esperanças para medicina?

    Responder
  12. Netto
    Netto says:

    Estou prestando vestibular para engenharia elétrica, calculei minha média supondo redação 6,0 e os respectivos pesos e deu 608,15. No vestibular da UPE no ano passado teve gente que passou com 535 entre essa faixa. Acha que eu tenho chance de passar considerando o suposto aumento da média da UPE com a retirada do desvio padrão?

    Responder
    • Colégio GGE
      Colégio GGE says:

      Olá Netto, com o fim do desvio padrão, existe uma tendência das médias aumentarem neste ano. Além do mais houve a mudança do tipo de questões, que teoricamente tornaria as provas mais fáceis. Neste caso, quem ficou com uma média próxima das menores médias do ano passado tem motivos para ficar preocupado. Boa sorte!

      Responder
  13. Murilo
    Murilo says:

    Olá, gostaria de saber pois eu corrigi minha prova e somei os pontos, deu 500, claro sem a nota da redação, vocês acham que tenho probabilidade de entrar pra odonto na upe?

    Responder
    • Colégio GGE
      Colégio GGE says:

      Olá Murilo, vai depender da tua redação. 500 está próximo da menor média do ano passado. Porém, com o fim do desvio padrão, existe uma tendência das médias aumentarem neste ano. Além do mais houve a mudança do tipo de questões, que teoricamente tornaria as provas mais fáceis. Boa sorte!

      Responder
        • Colégio GGE
          Colégio GGE says:

          Você deve somar a nota da sua redação com a nota de português, dividir por 2 (média aritmética) e e multiplicar por 2 (peso da disciplina)

          Segue exemplo tirado do edital do vestibular 2012 da UPE de como calcular sua nota:

          No vestibular 2012 um candidato teve as seguintes notas nos blocos de disciplinas: Língua Portuguesa = 8; Matemática = 5; Química= 4; Geografia = 6; Física = 4; História = 5; Língua Estrangeira = 5; Filosofia= 4; Sociologia = 5; Biologia = 4 e Redação = 6.

          b) Caso este candidato esteja concorrendo ao curso de Administração sua nota no vestibular 2012 seria calculada da seguinte forma: (nota de cada bloco de disciplina x peso de cada disciplina) = {[(8 + 6) ÷ 2]* x 2 + 5 x 2 + 4 x 0,5 + 6 x 1,5 + 4 x0,5 + 5 x 1,5 + 5 x 0,5 + 4 x 0,5 + 5 x 0,5 + 4 x 0,5} = (14+ 10 + 2 + 9 + 2 + 7,5 + 2,5 + 2 + 2,5 + 2) = 53,50 (escore final de classificação do candidato).

          c) Caso este mesmo candidato, com a mesma pontuação nos blocos de disciplinas, concorra para o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas no vestibular 2012, sua nota seria calculada de maneira semelhante, porém com pesos diferentes como apresentado a seguir: (nota de cada bloco de disciplina x peso de cada disciplina) = {[(8 + 6) ÷ 2]* x 2 + 5 x 1 + 4 x 1,5 + 6 x 0,5 + 4 x1 + 5 x 0,5 + 5 x 0,5 + 4 x 0,5 + 5 x 0,5 + 4 x 2} = (14 + 5 + 6 + 3 + 4 + 2,5 + 2,5 + 2 + 2,5 + 8 ) = 49,50 (escore final de classificação do candidato).
          *Média aritmética das provas de português e redação.

          Responder
  14. Murilo
    Murilo says:

    POR FAVOR ME AJUDEM, !!!
    Olhem eu corrigi meu gabarito e a minha prova só tem questoes, acima de 4 acertos, o que houve que eu não consegui, olhando e fazendo calculo pelo manual? Mesmo se o primeiro colocado acertasse as 16 questoes não tinha condiçoes, pra eu levar ponto de corte, o que fazer?

    Responder
    • Colégio GGE
      Colégio GGE says:

      Olá Murilo, você não ter sido classificado não significa que levou ponto de corte. Apenas sua média não deve ter sido suficiente para entrar nas vagas. Espere a UPE liberar a lista dos remanejáveis. Boa sorte!

      Responder
  15. Leonardo Oliveira
    Leonardo Oliveira says:

    Gostaria de agradecer ao grupo de ensino do gge pelo auxílio que tive para atingir os meus objetivos.
    Independentemente da colocação, conquistar a vaga na universidade é indescritível.
    Que Deus nos abençoe em 2012 tal como fez em 2011.

    Obrigado!!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *